A E3 2013 (Electronic Entertainment Expo) chegou ao fim, trazendo algumas inovações e mudanças radicais para a nova geração durante seus três dias de duração. A feira foi marcada principalmente pelos diferentes posicionamentos dos três principais fabricantes de consoles do mercado de games: Sony, Microsoft e Nintendo. Veja os principais pontos positivos e negativos das participações das três empresas.
Microsoft
- Vantagens e promessas
- Xbox One é a grande aposta da Microsoft para a nova geração, com gráficos bem definidos, um promissor sistema de processamento de dados em nuvem e um Kinect mais preciso, já integrado ao console.
- A promessa de uma grande biblioteca de jogos exclusivos para o novo console, entre os quais se destacam Halo 5, TitanFall, Forza Motorsport 5, D4, Quantum Break, Sunset Overdrive e o retorno da clássica saga Killer Instinct, que fez sucesso nos consoles Super Nintendo e Nintendo 64.
- Mais conteúdo para TV e filmes no console. Promessa de uma "nova experiência em ver televisão".
- O Brasil será um dos primeiros países a participar do lançamento oficial do Xbox One.
- O Xbox 360 ainda é uma aposta da companhia. Uma nova versão do console foi lançada, com um design menor e mais fino.
- Decepções e frustrações
- O console, que funcionará apenas conectado à Internet, terá que ser atualizado a cada 24 horas para poder ser utilizado. A Microsoft foi muito clara: "quer jogar offline, compre o Xbox 360".
- No caso do Brasil, que ainda possui uma infraestrutura precária de serviços de banda larga, esta limitação se torna ainda mais crítica.
- Restrição para venda e empréstimo de jogos usados.
- Terá trava regional. Alguns jogos só estarão disponíveis em certas partes do mundo.
- Não haverá retrocompatibilidade com os jogos do Xbox 360 para o Xbox One.
- Apesar do Brasil ter uma fábrica do Xbox e ser um dos 21 países a receber o console, o preço ficou muito desequilibrado (e salgado) em relação ao dólar: US$ 599 lá fora e R$ 2,200 por aqui.
Sony
- Vantagens e promessas
- Um console poderoso, com gráficos de ponta e um controle
- A Sony promete que o PlayStation 4 será primeiro um videogame, para depois ser um sistema de entretenimento. O videogame funcionará offline e não exigirá conexão permanente à Internet.
- A Sony vai usar a força da sua corporação, por meio da divisão Sony Pictures Entertainment (que é dona de TV e estúdios de cinema) para levar conteúdo de filmes e programas de televisão a seus usuários.
- A fabricante japonesa preferiu manter o mercado de games misto com jogos vendidos na PSN e games em mídia física.
- Não haverá restrições para compras e empréstimos de jogos usados.
- A retrocompatiblidade de jogos do PlayStation 3 para o PS4 será permitida por meio de uma taxa paga via sistema Gaikai.
- A empresa reconquistou a simpatia dos gamers com a promessa de um videogame mais barato que o seu principal rival. Custará US$ 399.
- Decepções e frustrações
- Para jogar online, o gamer terá que pagar uma assinatura na PlayStation Plus.
- A bliblioteca de jogos do PlayStation Vita praticamente não foi anuncidada e poucos jogos foram anunciados.
- O PS4 será vendido com o console e um controle. O PlayStation Eye, PlayStation Movie devem ser vendidos separadamente ou em um pacote à parte que deve disparar o preço do videogame.
- Ainda não há informações sobre como será a interação do PlayStation 4 com o jogador. Será usado apenas o PS Eye e o Move? Eles serão equivalentes ao Kinect?
- O preço do mercado no Brasil ainda não foi anunciado e também promete ser um susto. Mesmo com o anúncio do desejo da Sony de trazer o console para o Brasil com preço equivalente à conversão do dólar, é muito difícil que isto ocorra devido às taxas e impostos nacionais.
Nintendo
- Vantagens e promessas
- Wii U não tem um console tão potente como os concorrentes Microsoft e Sony, porém, a Nintendo vai usar sua força criativa e suas extensas franquias bem sucedidas, como Mario, Luigi, Zelda, Pokémon e Donkey Kong para atrair novos gamers e segurar os jogadores tradicionais.
- A Nintendo também acredita no potencial do portátil 3DS e está ampliando a sua biblioteca de jogos.
- Aos poucos a fabricante japonesa de videogames está abrindo mão de sua tradição "paz e amor" e está lançando alguns jogos violentos — como Bayonetta 2, que será exclusivo para Wii U.
- O preço do Wii U é o mais em conta na nova geração.
- Decepções e frustrações
- É o console menos potente desta geração. Os gráficos do Wii U são próximos de um PS3, equivalentes ao Xbox 360.
- A Nintendo sempre foi inovadora, porém, desta vez, ela não surpreendeu. O Wii U não fez tanto barulho quanto o seu antecessor Wii, que revolucionou a interação entre videogame e jogador.
- Produtoras de jogos grandes reveem expectativas e ainda não prometem grandes novidades para o console. A Electronic Arts é uma das publishers mais céticas em relação ao console.
- Não tem uma rede online tão eficiente quanto a PlayStation Network e a Xbox Live.
- O console não permite funções crossplay, não tem troféus e conquistas e não há previsão de preço oficial no Brasil. A Nintendo ainda não tem fábrica brasileira.
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